Sobre o Observatório

O “Observatório da História” pretende constituir um espaço plural, coletivo e integrado que se dedique a acompanhar, pesquisar e diagnosticar o modo de produção (e reprodução) historiográfico no Brasil. Esse espaço busca funcionar como: 1) ponto de convergência de historiadores e historiadoras de todo o país interessados em discutir o campo; 2) e, sobretudo, um incentivador tanto do levantamento quanto da própria produção de dados e informações as mais completas possíveis a seu respeito. Com isso, além de articular debates e análises, espera-se intervir na comunidade historiadora e induzir a crítica às práticas ligadas ao ofício, seja no âmbito acadêmico, seja no âmbito escolar, seja ainda na esfera pública. O “Observatório” busca ser um canal para pensar, discutir, coletar, congregar e organizar procedimentos e instrumentos sistematizados, consistentes e abrangentes que se voltam à mensuração, reflexão e avaliação acerca dos lugares, práticas, condições e horizontes do trabalho historiográfico no Brasil hoje.

Atrelada a essa dimensão de diagnóstico da historiografia atual, há também a necessidade de se refletir como os modos de financiamento, avaliação institucional e externa, sistemas de formação e de pesquisa, estrutura de publicação e divulgação editorial, construção da carreira e definição da profissão têm impactado a própria produção do conhecimento na área. Pergunta-se em que medida esse olhar mais concreto para as condições materiais do fazer historiográfico pode, por um lado, fazer compreender os rumos e escolhas do campo nos últimos tempos e, por outro, questionar se e em que medida as políticas e dinâmicas relativas à área têm sido eficazes, de fato, na constituição de um campo sólido e maduro, de uma produção relevante e inovadora, de espaços profícuos de debate e de uma reflexão historiográfica crítica.

O “Observatório” é face on-line de uma iniciativa iniciada em 2016 no Programa de Pós-Graduação em História da Unifesp, mas que congrega pesquisadores da UFES, UFOP, UFRRJ, Unicamp, USP. Servirá para veicular os textos produzidos por esses pesquisadores, os resultados de suas pesquisas e de eventos organizados pelo “Observatório”, bem como sistematizar indicadores da área, mas está aberto a contribuições de colegas de outras instituições. Além disso, pretende divulgar notícias sobre a produção historiográfica e financiamento e fomento à pesquisa, bem como estimular debates.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search